quarta-feira, 6 de junho de 2007

IAMX @ Lux - After the party... I died?

"It takes your face, and positions it to take your mouth"
IAMX... Fantástico! É impossível demonstrar por palavras todo o êxtase que me consumiu a mim e ao Rui durante todo o concerto. A partir do momento em que Chris Corner e o resto da banda (que o acompanha nos espéctaculos ao vivo) entram em palco, cheios de estilo e atitude, sentiu-se uma espécie de euforia inesperada no público. Não havia um público exagerado, a sala não estava cheia (o que permitiu com que o concerto se tornasse mais intimista), mas denotou-se uma espécie de pequena legião de fãs portuguesa bem dedicada e no mínimo êxtasiada.
Chris Corner mostrou-se um monstro de palco, transpirando estilo e uma espécie de glamour agressivo misturado com excêntricidade. Atitude, seria a palavra certa. Lembrando Marilyn Manson, Prince ou Michael Jackson, a expressão corporal agressivo-esquizofrénica demonstrada por ele tomou posse de todo o palco.. de tal maneira que ouve alguns desiquilibrios, uma queda e um copo partido. As guitarras sem cabeça, os sintetizadores, a bateria, parecia que tudo ali tinha que transmitir um vanguardismo e um estilo muito próprio que tanto Chris Corner, como os restantes membros da banda, conseguiram usar dando a todo o concerto um visual fantástico.
O line-up de cerca de uma hora e meia (incluindo um encore de 3 músicas) passou por quase todas as músicas do album "The Alternative", e ainda tivemos o prazer de ouvir algumas do 1º album, "Kiss & Swallow". Dou particular destaque a 'Spit it Out', 'After Every Party I Die', 'Negative Sex' ou 'Your Joy Is My Low', que foram as músicas da noite com maior impacto. Cada música do concerto teve direito a um espectáculo visual diferente, com vários videos a serem mostrados em segundo plano, abstractos na sua maioria e de temática demente, sexual, por vezes agressiva ou até de pura fantasia. Até houve direito a uma espécie de karaoke na 'Missile', onde apenas a letra da música era passada em segundo plano com um fundo preto. Estranho? Sim, foi.. mas sem dúvida que foi a música onde quase toda gente cantou e com entusiasmo. Mas concerteza que podiam ter usado um video mais apelativo a nível estético, como o vídeo da Missile cantado pela Zoe Durant, que apresenta a letra da música de qualquer das formas. Mas no geral, todo o concerto foi muito, muito bom. Intenso, hipnótico, memorável. Dos melhores que o Lux já teve ou terá o prazer de presenciar.
Sem muito mais a dizer, só esperamos que volte a Portugal para mais um concerto, tão bom, ou melhor que este.
Cheers! ;)

3 comentários:

Anónimo disse...

So he came like a missile? Deve ter sido genial, como de resto não se esperava outra coisa :) Invejo mortalmente todos aqueles que têm memórias do Lux na noite passada (your joy is my low) -.- Cumprimentos ao Bruno (não q'o mereças) e Rui...

Anónimo disse...

o texto do blog está totalmente expressivo, está exelente!parabéns.deviam ter tocado "you stick it in me" ai tenho a certeza que seria ainda mais fabuloso.

Anónimo disse...

SAUDADES DOS SNEAKER PIMPS...
GOSTAVA DE TER VISTO.