segunda-feira, 11 de junho de 2007

† Justice †



"Justice pour tous!"

Concerteza que já vos chegou ao ouvido o nome deste duo de produtores/dj's franceses. Depois de 'We Are You're Friends', remix da 'Never Be Alone' dos Simian (que diferia tanto da original que teve direito a um nome diferente e a artist tag de Justice Versus Simian), muita gente ficou a conhecer este duo, e criou-se uma legião de seguidores/fãs vastíssima. Por terras lusas, já tivemos o prazer de assistir Justice na nossa Discoteca Lux no passado mês de Março num DJSet muito bom (talvez com um pouco de show-off a mais, mas nada de grave). Depois do lançamento de 2 singles, 'Waters Of Nazareth' e 'D.A.N.C.E.', agora Justice brinda-nos com o seu albúm debut, sendo hoje a sua primeira data de lançamento, em França.
O álbum tem de nome "†", o caractér em forma de cruz cristã. São 12 faixas onde a produção musical dá mais importância à originalidade e qualidade do que à recolha e uso de samples em massa, como a maior parte dos projectos de dança, rave, house ou techno fazem. Mas na verdade, há vários projectos que mesmo com pouco material original e muitos samples conseguem produzir algo mais apelativo e menos aborrecido que os Justice. No geral, o albúm é equilibrado e a música é relativamente inovadora, mas há um feeling de monotonia e um excesso de "guitarrada sintetizada" (obtida com a distorção de sintetizadores para simular o som da guitarra eléctrica), que se torna, na minha opinião, repetitiva e irritante. E não posso descartar o facto que esta "distorção" já foi mais que explorada por Daft Punk, Basement Jaxx, Vitalic, Midnight Juggernauts ou Digitalism, e de formas bem menos aborrecidas. A falta de vozes em algumas músicas faz a diferença... enquanto que alguns projectos de música electrónica sobrevivem bastante bem sem voz, Justice soam a "qualquer coisa que falta". O encanto de Justice sempre residiu na maneira como eles mudam, distorcem, recontextualizam, re-animam ou mágicamente melhoram músicas de outros artistas, e provaram conseguir fazer remixes fantásticos das mais variadas bandas (desde N*E*R*D a Scenario Rock, Franz Ferdinand ou até Britney Spears) e elevá-los a um nível de qualidade musical bem superior ao original, mas provavelmente precisavam de uns samples vocais extra para voltarem a fazer bons hits como 'We Are Your Friends'.. afinal de contas, é muito mais divertido misturar as músicas dos outros do que misturar as nossas próprias. Curiosamente, para além das instrumentais 'Valentine', 'Waters Of Nazareth' ou 'Phantom', algumas das melhores músicas do albúm sao mesmo as que têem vocais: o último single, 'D.A.N.C.E.' (que depressa se vai tornar num êxito nas pistas de dança), a 'DVNO' ou a 'The Party', pois são as músicas com mais sentido de ritmo/groove de todo o albúm.
No geral, o album é bom, mas nada de notável e muito menos corresponde às expectativas dos fãs, a meu ver. Soa muito a Daft Punk e não tem nem metade da qualidade destes. Esperemos um segundo album que mostre de facto o que são capazes, enquanto isso, vamos-nos contentando com os remixes que forem fazendo, e com "†". Deixo-vos o vídeo do novo single e o alinhamento do álbum... N'joy!

D.A.N.C.E

1. Genesis
2. Let There Be Light
3. D.A.N.C.E
4. Newjack
5. Phantom
6. Phantom pt. II
7. Valentine
8. The Party
9. DVNO
10. Stress
11. Waters Of Nazareth
12.One Minute To Midnight

MySpace Justice - http://www.myspace.com/etjusticepourtous

2 comentários:

Anónimo disse...

grande som =)

electronic.supreme disse...

O nome "Justice" traz grandes expectativas, mas na verdade nunca achei muito intressantes os seus trabalhos. A música não me eleva a nenhum estado de espírito.O artigo está bastante bom, como já se torna habitual.